Ago.19

Aldeias de Portugal – Espindo

Categorias // Aldeias de Portugal, Dicas, Escapadelas, Fugas Românticas, Turismo Sénior

Aldeias de Portugal – Espindo

Localizada na Freguesia de Ruivães em Vieira do Minho, Espindo é uma aldeia serrana de encostas verdejantes. Aqui não faltam locais para passear e visitar, como o Parque Florestal da Cabreira, as cabanas de granito, utilizadas pelos pastores de outros tempos para se abrigarem das intempéries, ou os moinhos e espigueiros que se confundem com a paisagem rural.

Terra de mitos e lendas, Espindo, tem como uma das principais atracções a lenda do “Buraco da Gola”. Segundo o mito, este poço, originado pela queda de água, não tem fundo! Os antigos terão chegado a atar presos a cordas com dezenas de metros, fazendo-os descer, sem nunca conseguirem aferir a profundidade do poço! Por isso mesmo, enquanto algumas teorias dizem que vai desaguar no rio Cávado, a alguns quilómetros de distância, ou mesmo no mar, outras consideram este poço uma passagem para o outro mundo!

No que refere à gastronomia, encontramos pratos deliciosos como, feijões com couves acompanhados com pernil de porco caseiro, pica-no-chão, cozido à portuguesa com carnes caseiras, cabrito, anho e posta barrosã. Nos doces o destaque vai para as filhoses e a aletria.

Ao final da tarde aproveite para um piquenique ao pôr do sol, no parque de merendas de Serradela.

Coordenadas:

41°39'59.4"N 8°03'16.8"W

Onde Ficar:

Hotel das Termas Gerês *** Só 55€ 2 Pessoas (Inclui Peq. Almoço + Refeição + Bar) Comprar Aqui

Hotel Universal *** Só 55€ 2 Pessoas (Inclui Peq. Almoço + Refeição + Bar) Comprar Aqui

Leave a comment

You are commenting as guest.