Jan.23

Lugares incríveis que precisa de conhecer

Categorias // Aldeias de Portugal, Dicas, Fugas Românticas, Viajar em Família

Lugares incríveis que precisa de conhecer

1 – Praia de Benagil – Algarve

praia de benagilÉ por entre as escarpas da costa Algarvia, no concelho de Lagoa, que encontramos a praia de Benagil.

Refundida dos olhares mais desatentos e ladeada por duas arribas, à primeira vista, podemo-nos sentir iludidos pelas embarcações que se amontoam, no entanto, ao olhar mais atento, facilmente vislumbramos um tapete branco que se estende até à água cristalina, que faz as delicias das famílias que a frequentam durante os meses de Verão.

Coordenadas: 37°05'14.5"N 8°25'34.5"W

Onde ficar: Hotel Baía Cristal beach & Spa Resort**** / Riverside Grupo Água Hotels**** / Vale da Lapa Grupo Água Hotels*****

 

2 – Praia da Marinha – Algarve

praia da marinhaÉ por entre a vegetação luxuriante, diante das falésias escarpadas e as águas marcadas em tons azuis e verdes da costa algarvia, que encontramos a praia da Marinha

Considerada uma das mais belas e emblemáticas praias de Portugal, uma das 10 mais belas da Europa e uma das 1000 mais belas praias do mundo pelo Guia Michelin, esta bela praia, promete momentos de lazer a todos os que a queiram visitar.

Coordenadas: 37°05'23.0"N 8°24'46.2"W

Onde ficar: Hotel Baía Cristal beach & Spa Resort**** / Riverside Grupo Água Hotels**** / Vale da Lapa Grupo Água Hotels*****

 

3 – Castelo de Vide – Alentejo

castelo de videÉ no alentejo profundo, junto à fronteira de Espanha que encontramos a pacata Vila de Castelo Vide.

O Caracter romantico desta singular vila alentejana, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade com a Serra de São Mamede, valeu-lhe o apelido de “Sintra do Alentejo” por El Rei D. Pedro V.

Coordenadas: 39°24'51.2"N 7°27'14.3"W

Onde Ficar: Hotel Castelo de Vide***

 

4 - Ponta do Garajau – Madeira


cristo rei da madeiraPromontório situado na encosta sul da Ilha da Madeira, na fréguesia do Caniço, a Ponta do Garajau.
Conhecida pela sua paisagem de uma beleza etérea e pelo Cristo Rei, é um dos lugares de visita obrigatória para quem visita a Madeira.
Antigo posto de vigia, destinado a localizar baleias, durante a caça à baleia, actualmente tem um trilho pedonal e um miradouro que faz as delicias dos observadores de aves.

Coordenadas: 32° 38′ 12.8″ N, 16° 51′ 1″ W

Onde Ficar: Four Views Oasis Hotel****

 

5 – Vila de Marvão – Alentejo

Marvao lugar ao solÉ na paisagem solarenga do Alto Alentejo, no ponto mais alto da Serra de São Mamede, junto à fronteira com a vizinha Espanha, que encontramos a pequena Vila amuralhada de Marvão.

Com referências na antiguidade clássica e ponto estratégico militar de excelencia, Marvão deve o seu nome a Muladi Ibn Marwan Al-Yil’liqui, um rebelde Muçulmano que criou nesta região um pequeno reino, no ano de 884.

A sua próximidade ao parque natural de São Mamede, juntamente com as suas características arquitectónicas, dentre as quais podemos destacar o Gótico e o Manuelino, value-lhe a candidatura em 2000 a património Mundial da Unesco.

Coordenadas: 39°23'38.2"N 7°22'35.5"W

Onde Ficar: Hotel Castelo de Vide***

 

6 – Várzea Cova - Braga

varzea lugar ao solLocalizada no Norte do País no distrito de Braga, esta pequena vila do concelho de Fafe é uma das mais antigas do país.

Com vestígios de edificações dolmênicas e castrejos que sobreviveram até aos nossos dias e uma presença Romana facilmente identificavel através das várias estruturas edificadas, Várzea Cova é o lugar ideal para descontrair e para todos aqueles que aproveitando o contacto da natureza, gostam de explorar e conhecer novos lugares. Um desses lugares é a casa do penedo, edificada em 1972, a sua construção é inteiramente feita de rocha, à excepção do telhado, portas e janelas.

Coordenadas: 41°30'22.8"N 8°04'13.8"W

Onde ficar: Comfort Inn Fafe Guimarães** / Quinta Santo António do Pombal

 

7 – Cabo Espichel – Setúbal

cabo espichelLocalizado a oeste da Vila de Sesimbra e delimitado a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico, o Cabo Espichel é um lugar considerado mistico pelas gentes desta região.

Antiga morada da Ermida, onde se encontra a imagem da virgem (Séc. XIV), venerada há muito em cima do Rochedo onde foi encontrada e do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel (Séc. XVIII), chegou a ser em tempos um lugar de grande peregrinação, atualmente, todos os anos ocorre a romaria de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Diz a lenda que há muitos séculos atrás, um homem teve a visão de uma grande luz que brilhava sobre o Cabo, chegado lá, terá visto Nossa Senhora subindo no dorso de uma mula rocha acima.

Um dos pontos de destaque deste promontório, para além da magnifica paisagem que o rodeia, é a abundância de aves, sendo um lugar de destaque para os amantes da observação de aves.

Coordenadas: 38° 24′ 49.97″ N, 9° 13′ 19.67″ W

Onde ficar: Hotel Isidro***

 

8 – Portinho da Arrábida – Setúbal

portinho arrabida lugar ao solÉ diante as águas calmas e cristalinas da Foz do Rio Sado, tendo atrás de si o frondoso Parque Natural da Serra da Arrábida, que encontramos o Portinho da Arrábida.

Esta pequena aldeia, pertencente à freguesia de São Lourenço, localizada na vertente sul da Serra, permite-nos por momentos ser transportados para um lugar paradisíaco, de águas em tonalidades azuis e verdes, e praias de areia fina, onde a harmonia impera, não é de espantar, que este belo lugar tenha sido declarado uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, na categoria de praias e falésias

Coordenadas: 38° 28′ 34″ N, 8° 59′ 6″ W

Onde ficar: Hotel Isidro***

 

9 – Alcácer do Sal – Setúbal

Alcacer do sal lugar ao aolConsiderada uma das mais antigas cidades da Europa, fundada antes de 1000 a.c pelos fenícios, Alcacer do Sal é uma cidade virada para o Rio Sado, tendo sido um grande entreposto comercial de grande importância nesta região, fornecendo peixe salgado, sal e cavalos.

Por esta cidade passaram vários povos, entre os quais, os Visigodos e os Mouros. Aquando a ocupação Arabe, a cidade então conhecida como Qasr Abu Danis, chegou a ser a capital da província de Al-Kassr.

Em 1158 a cidade acabaria por ser conquistada por D. Afonso Henriques.

Coordenadas: 38°22'21.3"N 8°30'39.9"W

Onde ficar: Hotel Isidro*** / Aldeamento Turístico de Palmela***

 

10 – Sines – Setúbal

Sines lugar ao solÉ na paz do litoral alentejano, junto ao parque natural da Costa Vicentina, que encontramos a histórica cidade de Sines.

Antigo ponto de passagem de Púnicos, Romanos, Visigodos e Mouros, a etimologia de Sines vem do Romano “Sinus” que significa baía.

Terra do navegador Vasco da Gama, Sines, foi em tempos um grande entreposto comercial. Atualmente esta bela cidade, respira história e cultura a cada esquina, impelindo-nos à descoberta.

Coordenadas: 37°57'25.8"N 8°51'39.2"W

Onde Ficar: Hotel Monte da Lezíria

Leave a comment

You are commenting as guest.