Guimarães
O sol brilha lá no alto, as arvores outrora despidas, vestem-se de um verde luxuriante, as nuvens outrora negras dão lugar ao céu azul, ponteado aqui e ali por pequenas nuvens brancas, o ar enche-se de sons e aromas até então encobertos pelo rigor invernal, a Primavera convida-nos a sair e a descobrir novos lugares, como tal, a nossa sugestão vai para o Berço de Portugal, Guimarães.
Fundada no Séc. X, Guimarães, viu-lhe ser outorgado o primeiro foral por Conde D. Henrique em 1096, tendo sido escolhida como capital do então Condado Portucalense.
Erguida sobre solo granítico, Guimarães é uma cidade intemporal, rica na sua cultura e história, onde o tempo e o espaço se cruzam em vários estilos arquitéctónicos, dentre os quais destacamos o Gótico e o Românico.
Sitios a Visitar e Roteiros
A visitar na Cidade
O Centro histórico da cidade é um dos pontos de destaque a visitar, sendo um exemplo bem conservado da evolução de uma localidade medieval para uma cidade moderna, constituindo um bom exemplo do desenvolvimento arquitéctónico Português entre os Séculos XV e XIX.
Sobranceiro ao campo de São Mamede, ergue-se em posição dominante o imponente Castelo de Guimarães, ladeado por belos jardins, este constituí um dos principais atractivos cidade, mais acima o Paço dos Duques, uma elegante e majestosa Casa Senhorial do Séc. XV, mandada edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo do Rei D. João I – a qual lhe serviu de residência e à sua segunda mulher D. Constança de Noronha.
Numa zona central da cidade, refundido dos olhares mais desatentos, reside um dos maiores segredos da cidade, o Palácio Vila Flor e os seus jardins do Séc. XVIII, um verdadeiro Eden, ideal para momentos de descanso e desacontração.
Outros lugares a visitar na cidade são o Convento de Santo António dos Capuchos, o Museu de Alberto Sampaio, o Museu da Cultura Castreja e a Igreja de S. Miguel do Castelo, onde segundo consta terá sido baptizado D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal.
Fora da Cidade
Já fora do ambiente citadino, um dos lugares a visitar à distância de uma viagem de Teleférico, é o Parque da Penha, parte integrante da Reserva Ecológica Nacional, tendo como atráctivos uma extensa área de vegetação luxuriante para além de várias espécies autóctones que poderão ser avistadas como a Rola Comum, o Tordo, a Perdiz Vermelha e o esquilo.
Para além disso os vários santuários, grutas e capelas que cobrem a área, fazem deste um retiro espiritual atraindo milhares de visitantes anualmente para as suas festas e peregrinações. Por estas e outras razões é o lugar ideal para uma saída romantica, ou para um piquenique em família.
Guimarães Gastronómico
Falar em Guimarães é falar nos famosos Rojões, na Vitela e no Cabrito Assado, é falar no Pão de Ló tipico desta região Nortenha
Guimarães à Noite
Longe dos tempos de marginalidade e das ruas despidas de gente, a Noite em Guimarães pulsa de vida, sendo o seu centro histórico o palco principal, com vários estabelecimentos de diversão nocturna, para todos os gostos, maioritariamente concentrados no Largo da Oliveira, Praça de São Tiago e Rua de Santa Maria, abertos até às 2h da manhã.
Mais recentemente surgiram espaços com serviços mais especializados como o: Café Concerto Centro Cultural Vila Flor, Projecto, Rolhas & Rótulos, São Mamede, Tasquilhado e El Rock.