Dez.17

Roteiros de Portugal: Roteiro de Viana do Castelo

Categorias // Circuitos

Roteiros de Portugal: Roteiro de Viana do Castelo

Dia 1
castro laboreiroCastro Laboreiro é uma pequena vila de origem Celta e românica, situada na Serra da Peneda, rica, pela beleza natural que a envolve, mas também pela sua história.

A sua fauna e flora autoctones representa um dos seus maiores atrativos, estando disponíveis vários percursos, sendo ponto de passagem obrigatório a Cascata de Laboreiro.

No seu espólio monumental e histórico contam-se várias perolas como, os monumentos megalíticos, o Castelo da Castro Laboreiro, a Igreja Matriz de Santa Maria da Visitação, as várias pontes românicas da Vila, os Moinhos e os fornos comunitários.

Estadia: Aconselhamos a ficar no Hotel Castrum Villae

Dia 2 e 3
MoncaoMonção é uma Vila Raiana Portuguesa, tendo-se celebrizado no decorrer das Guerras Fernandinas.

Rica na sua história, Monção, tem vários pontos de interesse, como a Românica Igreja Matriz do séc. XII, ou as igrejas da misericordia e de Sto. António dos Capuchos, ou a Fortaleza militar, bem como as muitas casas senhoriais e brasonadas que pululam a região, com destaque para o palácio da Brejoeira, em estilo Neo-Clássico, ou a casa das Rodas.

A estância termal é um dos locais mais afamados da Vila e certamente, um local a desfrutar.
No que respeita à sua gastronomia Monção destáca-se pelo seu Cabrito Assado no forno, Arroz de Açafrão e o Chouriço de Lordelo, a acompanhar, de castas nobres e aroma frutado o Vinho Alvarinho, um dos melhores da região, fará as delicias dos amantes da arte de bem comer.

Estadia: Aconselhamos a ficar no Hotel Bienestar Termas de Monção


Dia 4

CaminhaCaminha é uma bonita Vila do norte Português, localizada junto à foz do Rio Minho, tendo sido um ponto avançado na estratégia militar Portuguesa, quer nas constantes lutas com a vizinha Espanha, quer durante as Invasões Francesas.

Ao longo do litoral pertencente a Caminha, encontramos várias praias de rara beleza, ideais para relaxar.

Mas é na sua história que encontramos a sua maior riqueza, como as ruínas do Forte de ínsua, a Igreja Matriz do Séc. XV e a da Misericordia do Séc. XVI, as 8 casas, correspondentes a um conjunto de casas Manuelinas e Renascentístas, na pitoresca Rua Direita, a Torre do Relógio, símbolo da cidade e o chafariz do Terreiro.

Estadia: Aconselhamos a ficar no  Hotel Porta do Sol Conference & Spa

Este é um possível roteiro de 4 dias ao Distrito de Viana do Castelo, começando em Castro Laboreiro e terminando em Caminha. Tem outras sugestões? Partilhe connosco.

Leave a comment

You are commenting as guest.