Jun.02

4 Locais (Quase) Secretos de Portugal

Categorias // Escapadelas

4 Locais (Quase) Secretos de Portugal

Agora que a  procura por locais mais "sossegados" aumenta, indicamos 4 locais "quase" secretos de Portugal. São locais bem diferentes uns dos outros, para que possa escolher diferentes experiências. São locais encantadores onde muito se poderá fazer e descobrir. Deixe-se levar pela bela de: Santa Susana, Foz d'Égua, Monsanto e Loriga.


Santa Susana

A brancura das casas emolduradas pelas tradicionais barras de cor azul muito forte marcam a arquitetura rural e tradicional desta aldeia de aspeto tipicamente alentejano e inserida na rede europeia Genuineland. As casas foram originalmente construídas, há mais de um século, com o objetivo de servirem de alojamento temporário para trabalhadores agrícolas. Estes, porém, acabaram por fixar-se na zona dando origem à pequena povoação.
Fonte: cm-alcacerdosal.pt

 SantaSusana


Foz d’Égua

A aldeia de Foz D’Égua pertence à freguesia do Piódão e com ela partilha a beleza mística da Serra do Açor. Caraterizada pelo seu aspecto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza quase em estado puro, é rica em espécies de fauna e flora que aqui encontram o seu habitat natural. Em Foz D’Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco e cujo percurso é travado por uma represa criando um espelho de água.
Fonte: cm-arganil.pt

 FozEgua


Monsanto

Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel . A parte mais antiga está n ponto mais alto, onde s Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.
Fonte: aldeiashistoricasdeportugal.com

 Monsanto


Loriga

Localizada num contexto ambiental de excelência, atribuído pelo Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.
Fonte: cm-seia.pt

 Loriga


Fonte Imagens: Google

Leave a comment

You are commenting as guest.