Abr02

Dicas de Birdwatching

Bird Watching

Dicas de Birdwatching

Actualmente o Birdwatching tem milhões de adeptos em todo o mundo, tendo nos últimos anos crescido, particularmente em Portugal.

Importante ponto de passagem de aves migratórias e com uma fauna e floras das mais ricas do continente Europeu, Portugal é um país repleto de lugares à espera de serem descobertos, ideal para os amantes da natureza e do Birwatching, existindo em Portugal, 93 áreas que pelas suas particularidades são autênticos santuários naturais para as 360 espécies de aves que ali habitam.

Após esta pequena contextualização, deixamos algumas dicas para aqueles que se pretendem iniciar nesta prática.

1. O vestuário e o equipamento são muito importantes, o 1º deverá ser pratico e discreto e o calçado deverá ser adequado ao terreno que pretendemos explorar, relativamente ao equipamento, são importantes, os binóculos, Guia para identificação das aves e bloco de notas ou caderno de campo.

2. Respeite a distância de conforto da Ave, é preciso construir uma relação de confiança com o animal para poder se aproximar. Quando uma ave percebe que alguem está por perto, ela para o que está fazendo e começa a observá-lo. Nesse momento o animal está julgando se você representa um perigo ou não. o observador, deve ficar imóvel e em silêncio para que ela passe a confiar. Se ela voltar a fazer o que estava fazendo antes, significa que se sente confortável com a sua presença e você pode chegar mais perto. Se ela parar para observá-lo novamente repita o mesmo procedimento. É preciso construir uma relação de confiança com o animal para poder se aproximar. Algumas aves são mais ariscas que outras e com o tempo irá aprender a distância de conforto de cada espécie.

3. Ande devagar, as aves não gostam de barulho. É preciso andar devagar, com cuidado para não quebrar galhos. Se precisar de falar, fale baixo porque a conversa pode espantar os animais.

4. Cuidado onde pisa, quando procuramos por aves olhamos constantemente para cima. Lembre-se de que existem buracos e pode torcer o pé se cair num deles.

5. Tenha atenção ao lixo, cada pessoa é responsável pelo lixo que produz, deverá transportá-lo e depositá-lo nos locais adequados.

6. Não apanhar animais, plantas ou amostras geológicas, apenas observar e fotografar.

7. Contactar as autoridades locais, sempre que detectar alguma irregularidade.

Déje un comentario

Estás comentando como invitado.