Dez.01

Os 10 lugares mais deslumbrantes em Portugal, fora dos roteiros turísticos tradicionais

Categorias // Aldeias de Portugal, Circuitos, Fugas Românticas

Os 10 lugares mais deslumbrantes em Portugal, fora dos roteiros turísticos tradicionais

1. Portas de Rodão
portas de rodaoClassificada desde 2005 como monumento natural e considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, as Portas de Rodão são uma formação geológica talhada pelos movimentos tectônicos e pelas águas do Rio Tejo ao longo de milhões de anos.

Apesar da sua majestosidade e beleza serem mais do que suficientes para nos fazer visitar este lugar, a sua biodiversídade também é um ponto importante a referir, sendo um lugar de referência para os amantes da observação de aves.


Onde Ficar: Hotel Tryp Colina do Castelo

 


2. Praia Fluvial da Mina de São Domingos
Praia Mina de Sao DomingosO 2º Lugar léva-nos ao interior alentejano, no concelho de Mértola, a um lugar onde o tempo é eterno e a paisagem campestre, pontilhada com sobreiros aqui e ali, contrasta com as cristalinas e refrescantes águas da praia fluvial da Mina de São Domingos.

Considerada uma praia de qualidade de ouro desde 2012, esta pequena estância fluvial é o paraíso na terra para todos aqueles que gostando do campo não abdicam da praia.
Para além de oferecer todas as condições de segurança e acessibilidade, tem vários espaços de lazer que farão as delicias de todos os amantes dos saberes e sabores alentejanos e do ócio. À noite recolhem-se as toalhas e esta enchesse de vida, com vários espetáculos e sessões de cinema ao ar livre.

Onde Ficar: Bética Hotel Rural

3. Praia da Arrifana
ArrifanaSituada no litoral Algarvio, fazendo parte integrante do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Arrifana é uma das mais belas praias do litoral português, sendo atualmente uma espécie de “Meca” para os surfistas.

O que a torna tão especial é a sua inserção dentro da bela Costa Vicentina cujo espólio paisagistíco e natural é deveras imensurável e belo.

Onde ficar:



4. Piodão

PiodaoDe volta ao interior do país, deslocamo-nos para uma das integrantes do pequeno e afamado leque, das há muito consideradas “Aldeias Históricas de Portugal”.

É na fronteira entre Coimbra e Castelo Branco, mais própriamente no concelho de Arganil, na encosta da Serra do Açor, que encontramos Piodão, uma aldeia de cores terreas, talhada a Xisto, que pela cor e disposição das suas casas, sob a luz artificial da noite, tornasse mágica, sendo por essa razão denominada como, “Aldeia Presépio”

Classificada como patrimônio arquitetónico protegido, na década de 80, esta pacata aldeia Portuguesa, recebeu “O Galo de Prata”, condecoração atríbuida à “aldeia mais tipica de Portugal”.

Onde ficar: Hotel Tryp Dona Maria **** 

5. Foz D’Égua
Foz da EguaNuma das vertentes da Serra do Açor, junto a Piodão, encontra-se um dos tesouros mais bem guardados deste nosso Portugal. Refiro-me a Foz D’Égua, uma pequena aldeia, separada de Piodão por uma ponte suspensa de madeira, ao bom estilo de Indiana Jones.

Esta rústica e bela aldeia, banhada pelas águas pristinas das ribeiras de Chãs e Piodão que aí confluem, têm nas suas margens uma pequena praia fluvial de água fria e cristalina, que faz as delicias das gentes que por aí passam, nos dias mais quentes.

Onde ficar:  Hotel Tryp Dona Maria **** 

6. Monsaraz
MosarazÉ na planície alentejana, no distrito de Évora por entre montes e vales emergindo da terra, que lá no alto se avista uma pacata vila de seu nome Monsaraz.

O seu Castelo outrora ponto de vigia estratégico sobre terras de Castela, permanece ainda hoje um sempre vigilante guardião, tendo em sua proteção, esta pequena e simpática vila caiada a branco.

Monsaraz é um lugar inalterado pelas forças do tempo e por momentos damos por nós como que viajando até a uma época de Reis e Rainhas de Princípes e Princesas.
Em 2007 Monsaraz através de uma votação pública foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal.

Onde Ficar: Hotel Rural Horta da Moura

7. Arquipelago das Berlengas
BerlengasAo falarmos de ilhas em Portugal, imediatamente o que nos vem à cabeça são a Madeira e os Açores, no entanto existem outras ilhas, embora não comparáveis às suas congeneres no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago das Berlengas, ao largo de Peniche é concerteza, uma das perolas raras da nossa costa.

Apenas acessível entre Maio e Setembro e detentora de uma fauna e flora inestimáveis, este pequeno arquipélago acidentado é constituído por 3 pequenas ilhas, Berlenga Grand<e, Estelas e Farilhões, tendo sido outrora, ponto de passagem de corsários que aterrorizavam a costa.

Em 1465, pela mão de El Rei D. Afonso V, a Berlenga Grande, ilha principal, tornou-se a primeira área protegida do país. Mais recentemente em 2011 esta reserva natural, foi considerada Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco.

Onde Ficar:  Hotel Rural a Coutada*** / Hotel Soleil Peniche***

8. Ilha do Farol
Ilha da CulatraDe volta ao Algarve, nomeadamente a Faro, inserida dentro do Parque Natural da Ria Formosa, encontrasse um dos lugares mais recônditos, de praias de areia branca e águas quentes e pristinas, a Ilha do Farol, ou Ilha da Culatra é um sitio calmo, fora dos meios agitados que estamos habituados a frequentar quando visitamos o Algarve.

Onde Ficar:

 

 

 

 

9. Miranda do Douro
miranda do douroDo extremo sul passamos ao extremo norte de Portugal, a uma terra rica na sua língua, história e cultura, fundada aquando o reinado de D. Dinis, Miranda do Douro outrora Vila, agora Cidade, desempenhou um papel importante na defesa do Norte português contra as invasões Castelhanas, tendo estado envolvida na Guerra dos 7 anos.

Rica na sua bio-diversidade Miranda do Douro é um éden protegido da ação humana, onde encontramos várias espécies animais e vegetais de valor inestimável para a região, como o Lobo Ibérico, a Águia de Bonelli e o Corço, entre outros….

A sua gastronomia é outro dos seus pontos fortes, sendo a posta mirandesa, feita com vitela da região, o seu prato mais típico.

Onde Ficar: Hotel Parador Santa Catarina

10. Ilha do Pessegueiro
PortoCovo“Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Covo…”

Fazendo referência à letra da musica “Porto Covo” do grande interprete e compositor, Rui Veloso, esta bem poderia ser a introdução para o lugar que de seguida iremos apresentar.

Fazendo parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e envolta numa atmosfera de misticismo, a ilha do pessegueiro é talvez um dos lugares mais emblemáticos do litoral alentejano, tendo em si várias lendas que há muito alimentam a imaginação das gentes desta pacata região. Ao cimo da ilha a Fortaleza do pessegueiro, permanece em prontidão.

Onde Ficar: Hotel Rural Monte da Lezíria

Leave a comment

You are commenting as guest.