Mar.20

Os 10 mais belos jardins de Portugal

Categorias // Viajar em Família, Visitámos e recomendamos

Os 10 mais belos jardins de Portugal

1 - Jardins do Palácio de Cristal

palacio de cristalProjectados em 1860 pelo arquitecto paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal, estes belos jardins ocupam uma área de 8 hectares no centro do Porto, contendo várias espécies vegetais, entre as quais se destacam, Rododendros, Camélias, Araucárias, Ginkgos e Faias.

O eixo principal, a Avenida das Tílias, proporciona aos seus visitantes, miradouros estrategicamente posicionados, que proporcionam vistas panorâmicas sobre o rio e a cidade. Ao fundo da Avenida, erguesse uma capela mandada edificar pela princesa de Montléart, em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.

Coordenadas: 41° 8' 50" N 8° 37' 36" O

Onde Ficar: Belver Beta Porto Hotel**** / Hotel Premium Porto Centro***

 

2 – Jardim da Quinta das Lágrimas

Quinta das lagrimas fonte dos amoresLocalizado na margem esquerda do Rio Mondego, na freguesia de Santa Clara, no Concelho de Coimbra, ocupando uma área de 18,3 hectares, erguem-se os jardins da Quinta das Lágrimas cuja história remonta ao Séc. XIV. Sendo o Jardim e as suas fontes (Fonte das lágrimas e Fonte dos amores) conhecidos, por serem testemunhas intemporais do Romance entre D. Pedro e Dª Inês de Castro.

Na sua obra “Os Lusíadas”, Luís Vaz de Camões, apelida a fonte como “Fonte das Lágrimas” referindo que a mesma nascera das lágrimas vertidas por Inês ao ser assassinada a mando do Rei Afonso IV.

Diz a lenda popular que, o sangue de Inês terá ficado preso às rochas do leito, ainda rubras após seis séculos e meio….

Coordenadas: 40° 11′ 53″ N, 8° 26′ 0″ W
Onde Ficar: Marialva Park Hotel***

 

3 – Jardim Portas do Sol

Jardim Portas do Sol SantaremÉ perante a deslumbrante paisagem da Lezíria Ribatejana, deitado sobre as águas do Tejo, que se encontra este belo jardim.

Antigo palco de sangrentas batalhas, para a construção daquilo que viria a ser Portugal, o agora jardim Portas do Sol, continua a manter vivos os resquícios dessa época, apresentando vestígios das muralhas que anteriormente protegiam este local, as quais foram destruídas durante o terramoto de 1531.

Atualmente, longe desses tempos conturbados, este pacifico lugar, conta agora com várias espécies de Arvores e Arbustos, sendo o lugar perfeito para um passeio de tarde.

Coordenadas: 39° 14′ 1.38″ N, 8° 40′ 36.06″ W

Onde Ficar: Hotel Quinta das Pratas***

 

4 - Jardim do Xalet da Condessa d’Edla

CondessaDEdlaÉ no ambiente romantico e emblemático da Serra de Sintra, nas profundezas do Parque Natural, a poente do Palácio da Pena, que se encontra, um pequeno Chalet, mandado erguer por D. Fernando II, na segunda metade do Séc. XIX, para a sua segunda e futura esposa Condessa d’Edla.

À volta do Chalet um belo e recatado jardim destacasse, reunindo várias espécies autóctones, incluindo várias espécies botânicas vindas dos quatro cantos do mundo, conformando uma paisagem exótica, nas quais se destacam a Feteira da Condessa, o Jardim da Joina, o Caramanchão e os lagos.

Coordenadas: 38° 47′ 16″ N, 9° 23′ 26″ W

Onde Ficar: Hotel Vip Inn Miramonte**

 

5 – Jardim Buddha Eden

the-buddha-eden-gardenLocalizado na centenária propriedade de inspiração Italiana da Quinta dos Loridos, no Bombarral, o Jardim Buddha Eden, ocupando uma área de 35 hectares, nasceu pelas mãos do comendador José Berardo, o qual, impressionado pela destruição das estatuas milenares de Buda, no vale de Bamiyan, no Afeganistão, à mão dos Talibãs, decidiu criar este espaço, como forma de homenagear a perda daquela herança para a humanidade.

Este belo Jardim de raízes orientais, constituído predominantemente por vegetação autóctone, tem um belo lago artificial com carpas chinesas, à sua volta, várias estatuas em terracota, mármore e granito, de Buda e outras divindades orientais, fazem as delícias dos visitantes que por aqui passam.

Coordenadas: 39°16'34.7"N 9°08'22.7"W

Onde Ficar: Estalagem do Convento**** / Hotel Rural Vila D’Óbidos****

 

6 – Jardim Tropical Monte Palace

JardimTropicalMontePalaceÉ na ilha da Madeira que encontramos um dos espacos de lazer mais maravilhosos, datado do Séc. XVIII com o nome de “Quinta do Prazer” o agora, Jardim Tropical Monte Garden foi adquirido por José Berardo, que por sua vez o doou à fundação com o mesmo nome.

Este Eden, no meio da já de si paradisiaca ilha da Madeira, enriquecido com plantas exóticas endémicas de vários países e autoctones da região da madeira, tem várias lagoas enriqecidas com coloridas Carpas Koi, que prometem deslumbrar os seus visitantes. Ao longo dos passadiços cercados pela vegetação luxuriante, encontramos ornamentações ostentosas de cantaria, janelas, nichos, pagodes, budas, lanternas e esculturas, de diferentes partes do mundo, culturas e épocas.

Coordenadas: 32°40'26.6"N 16°54'07.2"W

Onde Ficar: Four Views Baía Hotel**** / Four Views Monumental Hotel****

 

7 – Jardim Botânico da Ajuda

jardimbotanicoajudaMandado edificar em meados do Século XVIII por Marquês de Pombal e ordenado abrir ao público por D. João V o Jardim Botânico da Ajuda, foi um dos primeiros do seu gênero em Portugal.

Contendo inicialmente mais de 5000 espécies aquando a sua inauguração, dispersas pelos 4 hectares de terreno, apenas 1493 resistiram até aos nossos dias.

Os principais espaços deste lugar mágico situado no cimo de uma colina, com uma esplendorosa vista para a Zona de Belém e para o Rio Tejo, são os viveiros das plantas, a mata, o jardim rochoso e a jardim dos aromas. Dispondo ainda de dois lagos, com especial destaque para o que alberga a fonte das 40 bicas.

Coordenadas: 38°42'22.5"N 9°12'02.3"W

Onde ficar: Hotel Lido***

 

8 – Quinta do Mosteiro de Landim

Quinta Mosteiro de LandimÉ num antigo mosteiro do Séc. XII, perto de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, que encontramos o Jardim da Quinta do Mosteiro de Landim, um luxuriante espaço exterior datado do Séc. XIX de inspiração romântica, composto por frondosas árvores centenárias e vegetação oriunda de várias partes do mundo, com destaque para as azáleas, plantas da região sul dos Himalaias. Também se encontram belíssimos exemplares de japoneiras e rododendros, para além de uma extensa coleção de camélias.

Um dos proeminentes visitantes deste local, foi o autor de “Amor de Perdição” o escritor Camilo Castelo Branco, o qual passava muito tempo nos jardins. Numa altura da sua vida, em que se encontrava muito debilitado pela doença, ordenou que o deixassem passar os seus últimos dias no jardim, para surpresa de todos este acabou por recuperar da doença, graças à atmosfera mágica e convalescente do local.

Na Primavera todo o jardim se transforma, numa explosão de cores, proporcionando uma atmosfera intimista, ideal para passeios românticos.

Coordenadas: 41°22'45.6"N 8°27'51.1"W

Onde Ficar: Hotel de Guimarães****

 

9 – Jardim D. Carlos I

jardim d carlos IAnexo ao Hospital Termal Rainha D. Leonor, este magnífico parque, localizado nas Caldas da Rainha, é talvez um dos maiores exemplos do Romantismo, então em voga na Europa, que valorizava o sentimentalismo e o naturalismo.

Mandado erguer juntamente com o Hospital, no Reinado de D. João V, este belo Éden, viu uma nova etapa, aquando a tomada de posse do Arquitecto Rodrigo Maria Berquó, o qual propôs baptizar o parque, como Jardim D. Carlos I, tendo implementado várias mudanças, destacando-se o alargamento do Jardim, a construção de um lago artificial e a vedação do espaço, tendo as obras sido concluídas no final do Séc. XIX.

Coordenadas: 39°24'06.5"N 9°08'02.3"W

Onde ficar: Quinta Encosta das Freiras

 

10 – Jardim da Casa Mateus

Jardim da Casa de mateusLocalizado no Distrito de Vila Real o Jardim da Casa Mateus é talvez um dos mais belos do país. As origens deste jardim do Séc. XVIII, são atribuídas a Diogo Alvares Mourão.

Mais tarde, nos anos 30 do Séc. XX, estes são expandidos a sul da casa, pela então Condessa de Mangualde. Nos anos 50 é construindo um lago artificial criando uma harmonia entre a Natureza e os vários detalhes arquitectónicos que compôem este jardim.

Entre as plantas que se encontram neste éden artificial contam-se várias espécies autóctones, com especial atenção para dois grandes conjuntos de cameleiras.

Coordenadas: 41°17'49.0"N 7°42'45.0"W

Onde Ficar: Hotel Régua Douro****

Leave a comment

You are commenting as guest.