Abr29

Como degustar um vinho?

Enoturismo

Como degustar um vinho?

Quer seja num jantar especial, ou numa prova de vinhos, existem características que nos permitem identificar e categorizar os vários tipos de vinhos, após uma apreciação visual e olfactiva, vem a  melhor parte de uma prova de vinhos, o degustar, para este deixamos aqui algumas dicas que o permitirão fazer uma análise mais profunda, da intensidade, qualidade, equilíbrio e persistência do vinho em questão.

1. Secura/Doçura: Um vinho pode ser seco ou doce mediante a quantidade de açúcar, se a sua quantidade for inferior a 2g/l estamos perante um vinho seco, que nos deixará com uma sensação de secura na boca, o nível de álcool influencia a secura do vinho, quanto mais álcool este tiver, mais terá a tendência em secar com o tempo, por sua vez, os vinhos doces são de fácil detecção principalmente a partir dos 25g/l.

2. Acidez: O vinho tem na sua composição vários ácidos, sendo o equilíbrio destes fundamental, para o seu sabor e frescura, um vinho demasiado ácido tem pouca qualidade, apresentando-se amargo ou avinagrado.

3. Taninos: Estes compostos fenólicos presentes na pele e nas grainhas da uva, manifestam-se na cor, estrutura e sabor do vinho, sendo estes responsáveis pelos muitos benefícios para a saúde atribuídos ao vinho.

4. Carvalho: O Carvalho é um elemento essencial na fermentação do vinho, influenciando o seu sabor, no caso do Vinho Branco, o Carvalho influência o seu paladar com pequenas notas de baunilha, nós-moscada e baunilha. No Vinho Tinto, confere-lhe uma delicadeza cremosa, percéptivel na degustação.

5. Frutas: O Vinho tem características bioquímicas muito fortes que aliadas às suas castas, faz com que apresentem aromas e paladares frutados, podendo sugerir-lhe a presença de frutos secos, frutos vermelhos, entre outros.

Déje un comentario

Estás comentando como invitado.